Contribuir para a expansão do mercado de cultura maker e robótica criativa, oferecendo a melhor referência em ideias, soluções, cursos, escolas, eventos e empresas, para que crianças, jovens e adultos possam desenvolver sua criatividade e capacidades educacionais. |
Ser reconhecida no país como a melhor referência no mercado de cultura maker e robótica criativa/educativa. |
A 4UMaker nasceu da paixão pela eletrônica e da descoberta do Arduino© como uma ferramenta acessível para estimular a criatividade. O ponto de virada foi o encontro com o robô OTTO© em uma exposição na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, que abriu as portas para o mundo do FabLab, responsável pela organização do evento. No FabLab, a exploração se expandiu para além do Arduino©, a partir da possibilidade da utilização de cortadoras laser, impressoras 3D e fresadoras em projetos. A participação no evento semanal 'Open Day' permitiu conectar-se com outros entusiastas e compreender melhor a cultura maker, especialmente seu papel na educação, como na 'robótica educacional' para o Ensino Fundamental e Médio. A percepção do potencial do mercado maker inspirou a concepção da 4UMaker como um centro de excelência e ponto de referência para a comunidade maker, divulgando informações sobre empresas, equipamentos, cursos e eventos relacionados à cultura maker, além de oferecer serviços de robótica criativa para escolas e compartilhando projetos e ideias para makers de todos os níveis de experiência. Portanto, a essência da 4UMaker é ser um espaço de encontro para a comunidade maker, impulsionando o conhecimento, promovendo a inovação e desvendando o vasto potencial desse universo inspirador. |